5 lições valiosas sobre negócios que a trilogia de O poderoso Chefão nos ensina

Por Barthavia Digital Solutions em

Há muito o que aprender com a trilogia de O poderoso chefão, considerado por muitos, o maior clássico de todos os tempos criado por Hollywood, principalmente o primeiro filme da trilogia. Dos muitos ensinamentos que o filme nos passa, muitos podem ser bem empregados em nosso cotidiano de negócios, seja você um pequeno ou grande empresário.

Separamos aqui algumas lições que serão de grande utilidade para você empregar no seu negócio:

1 – Construa uma reputação baseada em resultados:

Quando você pensa em máfia ou crime organizado, provavelmente você irá pensar em violência pois sabemos que a violência é talvez a principal ferramenta de negócios para qualquer máfia. Porém, para a Família Corleone, a violência não era a ÚNICA ferramenta deles.

Ao longo de sua história, Don Vito Corleone (chefe da família), buscou criar uma reputação em cima de resultados, ajudando negócios locais e entregando valor a eles. Desta forma, a sua reputação cresceu ao ponto em que a violência já não era tão necessária. O seu poder de persuasão e diplomacia já eram suficientes para fazê-lo atingir os seus objetivos.

Lição: Qual é a reputação da sua empresa ou marca até o momento? Ela é conhecida por entregar bons resultados ou por ter menores preços?

2 – Tenha uma pessoa de sua confiança para consultar e tomar conselhos quando necessário.

Todos na família respeitam o Don (Vito) por sua longa experiência. Você poderia dizer que ele é o especialista no assunto em muitos aspectos da empresa familiar. No entanto, ele também sabe que existem lacunas em seu conhecimento, por isso o Don tem como seu conselheiro o Tom Hagen, um advogado dedicado e também filho adotivo, que o auxilia na tomada de decisões estratégicas para os negócios da família. Vito e Tom são próximos o suficiente para que Tom possa compartilhar verdades que o Don não enxerga sem esperar represálias.

3 – Comunique-se de forma clara e sutil.

A comunicação é uma das habilidades mais importantes que líderes e pessoas de sucesso possuem. O observador cuidadoso de O Poderoso Chefão observará que as armas raramente são o primeiro meio de expressar uma opinião.

No início do filme, Don Corleone procura “negociar” com um diretor de cinema. Ele começa enviando seu conselheiro, Tom Hagen, para fazer um pedido sutil. Infelizmente, essa tentativa inicial de persuasão não teve sucesso, então o Don tem que recorrer a métodos radicais para alcançar o seu objetivo. Saber quando transformar uma situação em confronto é uma arte delicada que Don Corleone dominou em sua longa carreira.

Lição: Quando você enfrentar um conflito, considere sua estratégia de comunicação. Comece com gestos menores – como um breve telefonema para um colega de negócio, um funcionário ou um cliente antes de levar para uma situação mais difícil como uma rescisão de contrato ou uma demissão.

4 – Reconheça as suas principais armas.

Em certo momento do primeiro filme, Don Vito Corleone enfrentou um desafio grande ao decidir se expandia ou não seu império para incluir as drogas ilegais. Apesar das oportunidades de lucro oferecidas, Don Corleone recusou-se a entrar no negócio. Aos olhos de alguns da família, isso o tornava um tradicionalista que estava atrasado, mas por outro lado ele estava zelando pela reputação dos seus negócios, já que um dos seus pontos fortes eram as conexões que ele mantinha com juízes, políticos e pessoas públicas, que seriam perdidas caso ele envolvesse o seu nome com vendas de drogas ilegais.

5 – Faça favores para criar relacionamentos.

Quando foi a última vez que você fez um favor a alguém? Pode ter sido um pequeno gesto de generosidade – pegar um café para um amigo ou ensinar uma habilidade técnica para alguém que você mal conhece. Dar (e, ocasionalmente, pedir) favores é um aspecto-chave da construção de relacionamentos.

Logo no início do filme podemos notar um bom exemplo onde, durante o casamento de sua filha, Don Vito concede um favor a Bonasera, que sempre buscou manter distância do mafioso, mas que agora implorava por sua ajuda para vingar o que aconteceu com sua filha. Tempos depois, Bonasera acabou retribuindo o favor ao Don.

Meu exemplo favorito de Don Vito fazendo um favor a alguém é talvez um dos menos conhecidos. A certa altura, uma senhora idosa estava sendo despejada pelo seu senhorio e Don Vito a ajuda. Nesse caso, é improvável que a mulher consiga ajudar Don Corleone, mas isso mostra que nem todo favor é dado em busca de algo em troca, às vezes a gratidão já basta.

Acha que faltou alguma outra lição que não ? Comente abaixo!

Quer ajuda para alavancar a sua marca e aumentar as suas vendas online durante a pandemia? Fale conosco!

tags:
#negócios #empreendedorismo #sucesso #marketingdigital #empreender #marketing #motivação #foco #liderança #empreendedor #negocios #business #thegodfather #opoderosochefao #investimento

Gostou deste post? Acompanhe-nos nas redes sociais para receber mais.

Categorias: Artigos

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× FALE CONOSCO